quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Uma opinião sobre Melgarejo

Li este comentário num blog, cujo blogger considero saber muito de futebol e sobre táctica, coisa que eu, e a maioria dos "simples" adeptos e treinadores de bancada, apesar de pensarmos que sim, na realidade não dominamos.

Deixo aqui o excerto sobre a exibição de Melgarejo no último jogo em casa com o Beira-Mar.


in Lateral Esquerdo

Já aqui o tinha dito. A partir de segundo ou terceiro jogo, as equipas adversárias começaram a canalizar jogo pela outra lateral. Isso diz tudo! Não falha o moço, ao contrário de Maxi, com um início de época defensivamente muito mau. Ao menos Maxi tenta compensar com a sua raça as últimas falhas. É verdadeiramente um jogador à Benfica! Mesmo quando está mal, não se deixa abater e não vira a cara à luta!
Além disso, Melgarejo ataca bem, mas não à doida. É assertivo quando escolhe avançar. Tem tudo para ser um grande lateral.
 
É interessante que esta análise venha inserida num texto mais longo e abrangente sobre o futebol do Benfica esta época, considerado este Benfica o pior de JJ. E concordo em absoluto, pelo menos por enquanto. Tenho esperança que daqui a uns tempos já pense de forma diferente. Mas dói-me a alma ver um deserto no meio campo no Benfica, apenas chegando a bola à frente pelas alas, e mesmo assim, cada vez de forma mais esforçada.






6 comentários:

Anónimo disse...

No meio campo procura o Aimar andarilho! 1 jogo / 3 escanço

David Duarte disse...

Não sei onde é que se pôde ver jogo defensivo do Melgarejo contra o Beira-Mar... mas isto sou eu, mero treinador de bancada...

Filipe Araújo disse...

Eh pá, eu ainda sou do tempo que diziam que contra o Barcelona é que se ia ver! Massacre total, temiam muitos. No fim, a montanha pariu um rato. Desde há vários jogos que quase não atacam por esse lado, pela simples razão que está muito bem defendido.

David Duarte disse...

Eh pá, e eu sou do tempo em que o Ricardo Rocha parava o Ronaldinho e não é por isso que ele era uma defesa central de qualidade.

Tem là calma contigo que adeptos com tais atitudes é que destroiem os jogadores fazendo deles mais do que são. Ele ainda não mostrou nada! Ou melhor, teve dois jogos para mostrar o seu valor. Resultado : barraca com o Braga, bem com o Barcelona. Nos outros, para ver se ele defende bem é preciso que seja posto à prova e isso é coisa que nem Beira-Mar, nem Setubal, nem Paços fizeram.

Filipe Araújo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Filipe Araújo disse...

Meu amigo, isso de mandar os outros ter calma tem muito que se diga.

A minha opinião, que não é de um jogo, mas de vários, desde o início da época, como pode comprovar ao ler os meus posts sobre o assunto, é que é um jogador com imenso potencial para o lugar, mas que deve ser adaptado com cuidado e com tempo. Aliás, eu defendi que a titular deveria inicialmente estar o LUisinho, e que o Melgarejo fosse sendo introduzido aos poucos.

JJ não pensou assim. Teve o seu revés no Braga, um dos primeiros jogos de Melgarejo como lateral esquerdo, e logo contra um boa equipa. Mas e a partir daí? O que aconteceu? De jogo para jogo melhora, e não se fique pela minha opinião: veja a reacção das equipas que jogam com o Benfica e qual o lado que eles apostam para atacar. Essa já não é a minha opinião, mas sim factos.

Um jogador, se tiver qualidade, aguenta bem a pressão, e Melgarejo está a aguentar-se muito bem! O que não quer dizer que ele nunca falhe. Basta olhar para o Maxi que tem falhado defensivamente em quase todos os últimos jogos, e ninguém o põe em causa. Porquê? Porque já o conhecem e confiam nele, mesmo nos maus momentos. Melgarejo ainda não tem esse lastro. Mas há-de ter, não se preocupe!