domingo, 16 de dezembro de 2012

Entre os dois "coxos", qual deles o melhor?

Cardozo já nem se fala. No mesmo jogo, as reações de muitos adeptos começam no 8 e normalmente acabam no 80! Mais um jogão do "homem-estátua", a marcar a a fazer jogar. Hat-trick a calar muita gente, e a fazer dele seguramente o melhor ponta de lança estrangeiro que já tivemos, e claramente o melhor nos últimos 20 anos!

Mas se Cardozo já não é surpresa para ninguém, já Matic, apesar das boas indicações que tem dado desde o final da época passada, está a fazer muita gente engolir certas palavras. Nunca irá ser um médio defensivo! Não passa de um 8 razoável! São apenas algumas expressões que se ouviram para aí. Ainda no último derby ouvia dizer que era jeitosito mas muito longe do nível de Javi. Também é verdade que quando não queremos ver, simplesmente não vemos. Veja-se a Marta Rebelo em relação ao Cardozo!

Mas a realidade felizmente mostra que Matic se está a revelar um grande médio defensivo, com a enorme vantagem de saber colocar a bola ofensivamente. Dá uma segurança defensiva já quase ao nível do que Javi fazia, e aumenta significativamente a qualidade da transição defesa-ataque. Está um senhor jogador, e ontem foi o jogo perfeito para demonstrar o nível que atingiu! Mérito a JJ!

De resto, o jogo foi um festival de golos perdidos. Com um pouco mais de eficácia, poderíamos ter alcançado uma goleada histórica, ao nível de um Setúbal há três anos. Uma circulação de bola fantástica, e um controlo do jogo quase perfeito. Todos os jogadores estiveram bem, mas além dos que já referi atrás, tenho que destacar Ola John! Dá gosto vê-lo jogar! Velocidade, talento, e mais ainda, muita cabecinha na hora da decidir a melhor ação a tomar. É raro vê-lo a estragar jogadas. Dos pés dele, seja numa finta, seja num passe, a bola quase sempre sair bem!

Quanto à arbitragem, já começou o fandango do costume. O Jogo, que nas mãos de Alex Sandro esqueceu-se de referir nas suas capas, desta vez já se lembrou de dizer que o penalti é mal marcado! Penalti é na realidade bem marcado, à vista da coerência da atuação dos árbitros em Portugal, e ainda o golo do Marítimo em fora de jogo. 




Sem comentários: