sexta-feira, 15 de março de 2013

Jorge Jesus e a Europa

Muito se fala de JJ e a Europa, normalmente com ar e tom de voz desdenhoso. No entanto, e parecendo-me que podia ter feito melhor nalgumas ocasiões, vou deixar aqui apenas alguns factos para análise e reflexão.

Quatro anos de JJ

2009/2010 - Quartos de Final - Liga Europa
2010/2011 - Meias Finais - Liga Europa
2011/2012 - Quartos de Final - Liga dos Campeões
2012/2013 - Quartos de Final - Liga Europa (ainda em jogo)


Relembro ainda que o Porto, nas três taças europeias que venceu, em todas elas chegou ao último terço do campeonato com uma larga vantagem para os seus adversários caseiros, praticamente com a vitória garantida, tendo podido gerir à vontade a pensar nos jogos europeus.

Ou seja, apesar de tudo, JJ tem feito um trabalho notável na Europa, como há muito não se via no Benfica. Muitos acabam por desvalorizar, lembrando-se que a meia final da Liga Europa foi perdida para o Braga. Tivesse sido perdida para uma outra equipa europeia, e não se desvalorizaria tanto.

Falta apenas uma final e uma vitória europeia a JJ para finalmente chegar ao panteão dos deuses, porque apesar de todo o trabalho fantástico na recuperação europeia do Benfica, parece que nada foi feito, e apenas será realmente valorizado com uma vitória final. Mesmo que, como vimos atrás, seja muito difícil estar na luta pelo campeonato até ao fim, e ganhar uma competição europeia. Vide o Porto, com a necessidade de facilidades no campeonato caseiro para poder apostar na Europa. Ou vide no ano passado, quando um Real Madrid e um Barcelona fraquejaram e perderam o acesso à final por causa disso mesmo.

Este ano continuamos no bom caminho, mas é essencial continuar concentrados, para que não percamos tudo.

2 comentários:

71460_5/8 disse...

Enquanto isso o clube do sistema podre, apesar de amparado e ajudado nos jogos caseiros só num dos anos fez melhor. E fez melhor precisamente porque pode fazer descansar a equipa nos jogos internos porque joga com 15 e os árbitros são mais eficazes que os pontas de lança...

Filipe Araújo disse...

Exatamente.

JJ tem muito mérito neste ressurgimento do Benfica como um clube competitivo na Europa. Temos no entanto que mostrar que podemos ganhar um título europeu! Eu acredito que sim!