segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Vitórias "à Porto", não obrigado!


Depois de ler os comentários ao meu post sobre o caso que se passou com Marçal na Luz, e ainda ter dado uma vista de olhos pela blogosfera, fiquei espantado com a quantidade de benfiquistas que acham que isto só lá vai com atitudes idênticas às que são regra lá por cima.


Obviamente que não pretendo um clima de amor e paz com o Porto. A sua história recente impede qualquer aproximação a um tipo de visão sobre desporto que não é a nossa. Contudo, ouvir comentários como "há que começar a lutar com as mesmas armas que os outros" deixam-me confuso. O que é que isso quer dizer? Devemos oferecer fruta? Devemos comprar árbitros? Devemos agredir jornalistas? É assim que querem ganhar? Vitórias "à Porto", não obrigado!


Sim, a nossa atitude com o Porto deve ser mais firme e mais hóstil. Como li no GeraçãoBenfica, as equipas do Porto não deveriam ter confiança para se passearem por Lisboa em vésperas de jogos, enquanto que a equipa do Benfica é recebida com "ides sofrer como cães" ou com pedradas no autocarro. Mas da hostilidade à violência é um passo que eu não pretendo dar, e tenho pena que muitos benfiquistas o queiram ou tolerem. 

Porque, repito, vitórias "à Porto", não obrigado!

9 comentários:

Shadows disse...

Completamente de acordo. Hostilidade sim, violência claro que não.

benfica1 disse...

Eles praticam terrorismo, fisico e psicológico. Que solução propõe? Acha que a estratégia de 30 anos de defesa praticada no SLB resulta? Acha que o estado de direito toma as medidas legitimas, correctas, idóneas, imparciais de defesa de um grupo, cidadão, indivíduo e actividades legais praticadas assim como no desporto? Gosta de viver num pais, região onde uma criança na escola não pode manifestar a sua escolha clubista, de moda, de opinião?

Não sou a favor de violencia, mas ser roubado, gozado, humilhado por pessoas que deviam ser o primeiro exemplo em sociedade não é perdoável, sendo que o desporto é um dos principais veículos de formação de valores. Esta gente n tem perdão.

Sou do tempo em que Humberto Coelho e Manuel Fernandes na escolha de campo e troca de galhardetes desejavam felicidades, desejos de sã convivencia, sorte e saúde para a equipa adversária. Procure registos de video desses tempos encontrará exemplos demonstrativos gravados para a eternidade assim deus queira. Veja a diferença de prática desde há sensivelmente 30 anos até hoje. Acha que melhorou?


Saudações gloriosas

NFM disse...

quais vitorias?

benfica1 disse...

Atenção não falei em vitórias á Porco. Falei em Direito de defesa.

Filipe Araújo disse...

benfica1, tudo o que referiu também me revolta. Mas não acredito que agirmos como eles agem seja a opção correta. Quer respostas para o problema da corrupção e degeneração desportiva daquele clube? Não tenho. Mas a resposta não será certamente fazermos o mesmo que eles...

NFM: as vitórias que alguns benfiquistas parecem querer ter sem olhar a meios. Gosto de ganhar justamente, e não com ajudas ou pela imposição de um ambiente de medo, corrupção e violência.

Anónimo disse...

Sera que vivemos no mesmo portugal?
É que eu vejo a muito anos os Benfiquistas a fazerem o mesmo aos do Porto....autocarros queimados,jogadores de hoquei gravemente agredidos,enfim....

Duarte Ferreira disse...

Até estava a gostar do post, mas chegando ao último parágrafo o que eu vejo? Leste o quê? Onde?? A partir do momento em que para ti qualquer palavra lida nesse blogue pode servir de exemplo para o que quer que seja, então todo o post perde sentido... mais valia teres ido a blogues de portistas, porque os maiores fãs desse blogue até são do fc porto, e isso não é coincidência...

Filipe Araújo disse...

Para anónimo das 8h32: exemplos maus há em todo o lado, mas é um facto que a grande maioria dos atos violentos no futebol portuguÊs, mediáticos e menos mediáticos, estão ligados ao Porto.

Para Duarte, se não gostas do GeraçãoBenfica, isso é problema teu. Na realidade, não gosto nem desgosto, respeito.

Frank disse...

Infelizmente verifica-se que a grande maioria dos adeptos do Benfica que comenta (vide o meu post abaixo) acha estas agressões muito bem. Nós gostamos de pensar que temos uma postura desportiva correcta e daí condenarmos o comportamento de dirigentes e adeptos do Porto. Infelizmente porém os nossos próprios adeptos parecem apostados em demonstrar que não existem diferenças e (quem sabe) talvez devessemos até sempre ter usado os mesmos métodos que eles. É triste constatar tal coisa.
http://justicabenfiquista.blogspot.pt/2013/10/selvageria-na-luz.html