quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Ano novo, vida nova?


Neste início de ano, pese embora o falhanço na Liga dos Campeões, continuamos na corrida à revalidação de todos os troféus que perdemos no ano passado. Mesmo na Liga dos Campeões, devemos apenas a nós próprios a não passagem aos oitavos. 

Contudo, ao mesmo tempo que admito que não estamos assim tão mal, no papel, na realidade termino o ano de 2013 com um amargo na boca. E não, já não estou a falar do triplo 1-2 com que fomos afastados da vitória dos três títulos, mas sim da falta de boas exibições da nossa equipa nesta temporada. Houve uma altura em que isso pareceu mudar, mas bastou Cardozo e Amorim lesionarem-se, e a equipa voltou a regredir. 

Além disso, nunca como este ano, as opções de JJ me deixaram tão desgostoso. Vejo um André Almeida subaproveitado, vejo um Ola John que passou de grande promessa no ano passado, a uma completa inutilidade este ano, vejo sempre os mesmos dois defesas centrais a jogar, sem qualquer rotação com os outros dois, vejo um Markovic a ser subaproveitado nas alas, vejo um André Gomes a ser constantemente preterido em relação a Fejsa, vejo algumas promessas da formação a não ter qualquer hipótese de jogar (Cinfães não conta!).

Quando finalmente vimos um Benfica a jogar com controlo no meio campo, bastou Amorim lesionar-se para JJ voltar ao esquema antigo. JJ, que é um mestre (sem ironia) em descobrir soluções, preferiu ir pelo caminho mais fácil, em vez de apostar em André Almeida para essa posição, ou mesmo André Gomes. Pelo contrário, decidiu voltar ao esquema onde Matic e Enzo são espremidos até à última gota. Este ano ainda coloca Fejsa, mas se até gosto do jogador, é daqueles para ser usado em situações mais específicas, e não para em jogos onde tenhamos a responsabilidade de atacar. Por fim, também me custa ver Maxi a jogar demasiadas vezes, quando André Almeida já mostrou que pode fazer esse lugar com grande qualidade. Repito, é talvez a decisão que mais me confunde este ano, o desaparecimento de André Almeida...

Dito isto, ainda vamos muito a tempo de melhorar. Afinal, continuamos na luta em todas as competições,s e no campeonato, pese a má primeira volta (quanto a exibições), vamos em primeiro, juntamente com Sporting e Porto. Por isso, espero que a comecemos a ver melhorias, e já neste mês, pois temos o Porto em casa daqui a uma semana e pouco, e uma derrota nesse jogo seria um soco  forte no estômago. Mesmo um empate não é muito aceitável. Começa a chegar a hora de o Benfica decidir o que quer este ano!

Para finalizar, vou relembrar as palavras de Lahm sobre o final da época dramática, e sobre a época seguinte, onde ganharam tudo o que tinham perdido:

«Em 2012 tínhamos duas opções: ou nos desmoronávamos ou ficávamos ainda mais unidos, como aconteceu. A tragédia futebolística e as nossas lágrimas amargas de tristeza deram-nos uma incrível força interior. Foi esse o nosso maior trunfo, aliado a uma equipa muito, muito boa»



Sem comentários: