quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Perfeito? Nem por isso. Mas soube bem!

Dizer que o Benfica ontem foi perfeito é, digamos, algo exagerado. No que diz respeito a treinadores do Benfica, não sou daquelas pessoas que critica por não ir com a cara de alguém. Enquanto profissional do Benfica, qualquer treinador e jogador terão o meu respeito. Gostar da personalidade não é um fator importante na minha avaliação. Dito isto, não tenho particular antipatia por Rui Vitória, apenas pela forma como põe (ou não põe) a equipa a jogar.

Chegamos assim ao jogo de ontem. Jogamos melhor que noutras ocasiões? Talvez. O suficiente para golear uma equipa que apenas há poucos dias foi vencer 3-1 o Porto em pleno Dragão? Não, nem por isso. As insuficiências da equipa mantêm-se. Mas houve um pormenor que fez a diferença, que foi o golo obtido ainda na primeira parte. Com o aparecimento de mais espaços, o Benfica mostrou onde ainda é forte: nas suas individualidades. E daí o aparecimento de golos atrás de golos. E soube muito bem. 

Há no entanto algo onde o Benfica evoluiu, que se tem traduzido em maior facilidade em não perder pontos: menos oportunidades consentidas. Claro que não há grande ciência na coisa. Nota-se que o Benfica deixou de atacar com muitos, o que traz prejuízos à frente mas tornou a equipa menos permeável às constantes perdas de bola que ainda ocorrem com passes falhados.Há que saber jogar com as nossas próprias debilidades e RV está a fazer isso com as dele. Porque sejamos honestos, RV, profissionalmente falando, não é claramente do mesmo nível que JJ. 

Já no que diz respeito à personalidade, aí JJ bate o RV por ko, no pior dos sentidos. Achei piada nos últimos dias ouvir dizer que RV tinha-se mostrado nervoso por ter dado a resposta que deu a JJ. Veio-se a ver que foi mais o contrário, com a reação de JJ mostra. Nível do mais baixo que se pode ver num treinador. Penso que nem Mourinho tenha feito tal, e o setubalense já tem a sua quota parte de reações pouco graciosas.

Vejamos o que sai daqui, mas continuo sempre à espera que a equipa melhore. A fé existe sempre, e quem sabe, RV pode surpreender-me. Ou pelo menos, a equipa, com alguns regressos, pode com as suas individualidades, conseguir algo este ano. Gosto das goleadas mas ainda prefiro vitórias consecutivas até à vitória final.

Sem comentários: