terça-feira, 5 de agosto de 2014

Desastre anunciado ou pessimismo exagerado?

Tenho andado sem saber muito o que dizer nesta pré-temporada. Não pude até agora ver praticamente jogo nenhum nesta pré-época, e aquilo que vi deixou-me um pouco assustado. Não vejo praticamente nada do futebol que assistimos nos últimos anos. Basicamente está a decompor-se uma equipa para se formar uma nova. Mesmo que muitos titulares ainda fiquem, é claro que os melhores estão a sair. 

Obviamente que isto requer tempo, dada a maneira como foram planeados os jogos da pré-temporada, as derrotas acabam por ser naturais. Afinal, nós não andamos a jogar com equipas da 2ª e 3ª linha. Com essas nós também ganhamos... De qualquer maneira, o que mais me assusta não é a menor qualidade do plantel. Mesmo com menos qualidade, não deixa de ter muita. O que me assusta é o tempo que vai demorar até a equipa apresentar as ideias de JJ no campo. Eu não tenho dúvidas de que acabará por acontecer, mas será a tempo de lutarmos pelo bicampeonato? É que este deveria ser o grande foco do Benfica, e na verdade, está claro que não é. 

Eu não faço futurologia, e por isso não posso dizer que vamos ou não vamos ganhar títulos. O que sei é que LFV disse uma coisa e está neste momento a fazer outra. Como é possível estarmos a desbaratar tão despudoradamente a hipótese de ganharmos dois campeonatos seguidos? Ter a hegemonia no futebol português não é ganhar um campeonato de festa em festa...

Quanto às derrotas, não me sinto particularmente assustado. Ainda sou do tempo em que éramos todos os anos os campeões da pré-época, para depois descambarmos no campeonato. Esse título não me importo de perder para outros. Até porque, na zona mais afetada, a defesa, há razões para tantos golos sofridos. A forma das equipas de JJ defenderem é muito complexa e necessita de muito tempo para ficar oleada. Não me esqueço do ano passado, que apenas a partir de dezembro/janeiro a equipa estabilizou (e sim, a entrada de Oblak foi importante, mas não, não foi essa entrada um milagre que mudou tudo). No primeiro terço da época sofríamos golos em barda, e numa defesa experimentada e quase toda rotinada entre si. Por isso, a dada altura isso irá mudar. E quando mudar, tudo melhorará.

Relativamente a saídas, LFV devia explicar o que mudou desde a última entrevista quando disse que não era necessário vender mais, e de repente, passar a vender tudo o que se mexe no Benfica. Os que me seguem sabem que não sou vieirista ou contra vieirista. Vejo as virtudes e os defeitos, e aponto os erros quando existem. E esta pré-temporada são erros atrás de erros, sem quaisquer explicações aos sócios. 

Por fim, lembro-me de algumas discussões com pessoas que me diziam basicamente que os sucessos do Benfica se deviam a LFV, que dava todas as condições a JJ, mas que os insucessos, esses, eram da inteira responsabilidade de JJ. Pois bem, o que me dirão este ano? Que argumento ou racionalização farão para continuar defender a ação do nosso presidente na gestão do futebol?

Desastre anunciado ou pessimismo exagerado?

Eu quero acreditar que é claramente o segundo. Aliás, acho mesmo que é o segundo. Mas há condições importantes para que seja mesmo o segundo. Artur está com sem confiança há mais de um ano, e não me parece que volte a tê-la no Benfica. É urgente um GR de qualidade para ser titular. Também é necessário dar a JJ um médio defensivo e um avançado, para que ele equilibre a equipa. 

Sem comentários: